O que faz um Produtor Cultural
Produções culturais como festivais de música, peças de teatro, exposições, filmes, gravações de DVDs ou programas de televisão envolvem muito trabalho de organização, planejamento financeiro, ações de marketing, logística e coordenação de equipes.
O produtor cultural é o profissional especializado em planejar, organizar e coordenar projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica.
Entenda um pouco mais sobre Produção Cultural e saiba como se especializar para atuar nesta área!
Sobre a Produção Cultural
Um produtor cultural está envolvido em todas as etapas de um projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação final e avaliação dos resultados. Ele faz a ponte entre os setores de criação artística e de gestão de um projeto cultural.
Dependendo de seu perfil ou necessidade do projeto, esse profissional pode se envolver com questões técnicas e operacionais ou desenvolver atividades de gerenciamento de projetos como um todo.
Em instituições públicas, elabora as políticas culturais do governo nas esferas municipal, estadual e federal. Desenvolve ações em centros culturais e participa de programas de preservação do patrimônio histórico, por exemplo.
Em empresas privadas, o produtor cultural analisa pedidos de patrocínio para eventos culturais selecionando os projetos que mais se encaixam com os objetivos da organização. Ele é responsável por administrar o orçamento destinado para este fim.
Um produtor cultural atua no planejamento, organização e divulgação de projetos e produtos culturais dos mais diversos tipos, como por exemplo:
- Discos
- Eventos
- Eventos esportivos
- Exposições de obras de arte
- Feiras
- Festivais de música
- Filmes
- Mostras
- Peças de teatro
- Programas de rádio e TV
Dentre as principais atividades desempenhadas por um produtor cultural, podemos citar: - Desenvolvimento de estratégias de marketing cultural para a divulgação de projetos e eventos.
- Gerenciamento cultural de instituições como museus, centros culturais, bibliotecas, galerias de arte, teatro e cinema.
- Captação de recursos financeiros.
- Adequação de projetos culturais em leis de incentivo fiscal, como por exemplo, a lei Rouanet.
- Criação e coordenação de equipes de apoio e de prestadores de serviço.
- Definição de orçamentos e cronogramas de trabalho.
Instagram @Linivon